4/06/2008

Esse é um dos muitos biólogos que fizeram (e ainda fazem) grandes contribuições na história da ciência:

James E. Lovelock

Nascido em 26 de julho de 1919, ele é um independente ambientalista que vive na Cornualha. Após estudar química na Univercidade de Manchester, obteve um cargo no Medical Reasearch Council, do Institute for Medical Reasearch em Londres.
Em 1948 obteve PhD. em medicina no London School of Hygiene and Tropical Medicine. Tem conduzido pesquisas em Yale, Baylor University College of Medicine, e na Univercidade de Harvard.
Lovelock inventou muitos instrumentos científicos utilizados pela NASA para análise de atmosferas extraterrestres e superfícies de planetas. Para Lovelock, o contraste entre o equilíbrio estático da atmosfera de Marte, e a mistura dinâmica da atmosfera da Terra é forte indicio da ausência de vida naquele planeta.
Em 1958 inventou o Detector de Captura de elétrons, que auxiliou nas descobertas sobre a persistência CFC na atmosfera, e o empobrecimento que causava a esta.

A Hipótese de Gaia foi sugerida por Lovelock em 1969, baseado nos estudos de Lynn Margulis, para explicar o comportamento sistêmico do planeta Terra. Nesta teoria a Terra, nada mais nada menos, seria um superorganismo, cuja biosfera seria capaz de gerar, manter e regular suas próprias condições de meio-ambiente. Ele analisou pesquisas que comparavam a atmosfera da Terra com a de outros planetas, vindo a propor que é a vida da Terra que cria as condições para a sua própria sobrevivência, e não o contrário, como as teorias tradicionais sugerem. Quem quiser dar uma conferida em toda a teoria, vale a pena -> "Gaia: uma teoria sobre o conhecimento" ; Ed. Global.

Nenhum comentário: